capa-removebg-preview.png
pontos fortes tdah - eduardo vargas.jpg

Você sabia que o TDAH também tem os seus pontos fortes?

 

Até onde se sabe, esse tipo de transtorno neurobiológico é causado por uma predisposição genética e alterações químicas nos neurotransmissores, ao ponto de afetar a memória, a capacidade de gestão do tempo, a concentração, e causar a hiperatividade (inquietação e impulsividade).
O lado bom dessa história é que ele tem tratamento (geralmente com psicoterapia e medicação adequada) ao ponto da pessoa conseguir reverter os seus efeitos em qualidades e pontos fortes, como por exemplo:


- Utilizar seus impulsos para trabalhar com mais "paixão";
- Gostar e dar preferência por funções mais intensas;
- Aproveitar a energia que possui para ser mais criativo e prático;
- Assumir mais desafios;


Se adaptar a funções estruturadas.
É claro que para obter todos esses resultados, a pessoa com TDAH precisa não só seguir um tratamento como também construir uma mudança em seus hábitos diários e perspectivas.
A hiperatividade, por exemplo, quando elaborada melhor em terapia pode ser convertida em perseverança sobre algo que desperte o interesse da pessoa com TDAH.
Já a falta de concentração e impulsividade podem ser transformadas em flexibilidade e capacidade de considerar diferentes pontos de vista, dando margem a uma maior criatividade.
Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

Eduardo Vargas
Psicanalista clínico, Especialista em
Dependência Química e Acolhimento Familiar
Parceiro Pesquisador — EducaDQ
Siga: @psicanalisecomedu

@educadq – Por um mundo melhor