capa-removebg-preview.png
familiar.jpg

Meu familiar está usando drogas. E agora?

 

Se você tem um familiar que está usando drogas, é importante que você busque ajuda o mais rápido possível para garantir que ele receba o suporte necessário.

 

Veja algumas dicas de como agir nessa situação:

 

1. Conversa aberta, honesta, empática e sem julgamento: busque ter uma conversa aberta e empática com seu familiar. Mostre sua preocupação e disposição para ajudar.

 

2. Consulte um profissional de saúde: busque ajuda de um profissional da área da saúde mental, um terapeuta, um psicólogo ou psiquiatra com conhecimento sobre a dependência química para obter orientações específicas sobre como lidar com a situação. Estes profissionais podem fornecer orientações e encaminhamentos para tratamento especializado.

 

3. Procure grupos de apoio específicos para familiares: participe de grupos de apoio locais ou online (Participe do nosso Grupo Terapêutico Ressignificar) para familiares de pessoas que fazem uso de álcool ou outras drogas. Esses grupos oferecem suporte emocional, tem compartilhamento de experiências e conselhos práticos sobre como lidar com a situação.

 

4. Intervenção profissional: Se o seu familiar estiver relutante em buscar ajuda, busque uma intervenção profissional, por exemplo, um terapeuta especializado em dependência química. Este profissional pode incentivar a pessoa a aceitar tratamento e receber o suporte necessário.

 

5. Educação: Estude sobre a dependência química e suas consequências. Estude sobre a codependência. Quanto mais você entender sobre, mais preparado estará para ajudar o seu familiar.

 

6. Busque saber sobre os centros de tratamento: procure por clínicas de reabilitação, comunidades terapêuticas. Esses locais oferecem uma variedade de serviços de tratamento, incluindo desintoxicação, terapia, aconselhamento individual e em grupo.

 

Importante: você não está sozinho nessa situação, há recursos e profissionais disponíveis para ajudar. Priorize o autocuidado e busque ajuda.

 

Neusinha Brotto

Gestora e cocriadora do EducaDQ

Consultora em Dependência Química

Terapeuta

Especialista em codependência

Autora do livro Diário de Uma Codependente