capa-removebg-preview.png

Tratamentos - Contexto Historico

 

Os primeiros registros de uso se substancias psicoativas datam aproximadamente de 5000 atrás.

Os primeiros tratamentos conhecidos:

Na Grécia Antiga, por volta do século IV a.C., há registros de tratamentos para dependência química, especialmente relacionados ao consumo excessivo de álcool. Hipócrates, considerado o "pai da medicina", recomendava exercícios físicos, mudanças na dieta e abstinência para tratar a dependência alcoólica.

Durante o século XVIII, as preocupações com a dependência do ópio aumentaram, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Foram estabelecidas "clínicas de repouso" que visavam proporcionar um ambiente controlado para a desintoxicação dos usuários de ópio.

No século XIX, começaram a surgir os primeiros tratamentos mais organizados para a dependência química.

Século XX: houve um aumento significativo na compreensão científica da dependência química e no desenvolvimento de abordagens terapêuticas. A introdução de medicamentos, como o uso de antagonistas de opiáceos para tratar a dependência de heroína. Em 1935, foi fundado o grupo de apoio conhecido como Alcoólicos Anônimos (AA).

Surgem as primeiras comunidades terapeuticas nos anos 50, surge a profissão de Conselheiro Terapeuta em Dependência Química, nos anos 60 a OMS classifica como uma doença, final dos anos 70 passamos por uma reforma psiquiatrica e os tratamentos começam a evoluir e no inicio dos anos 2000 começa um movimento de humanização dos tratamentos.

Todas as profissões que lidam com este campo, são extremamente importantes, cada qual com suas especificidades, respeite e valorize, todas são muito jovens em relação ao primeiro registro do uso de drogas na humanidade.

Ainda não sabemos o real impacto que as drogas exerceram na evolução de nossa espécie, mas observamos a olho nú uma sociedade doente, tendo apenas como ferida exposta os usuários que desenvolvem Transtorno por Uso de Substâncias, mas que a própria prefere fingir que não existem.

Antônio Conforti
Gestor e cocriador do EducaDQ
Consultor em D.Q
Terapeuta Especialista em D.Q
Professor
siga:@terapeutadq

@educadq – Por um mundo melhor.